Duas companhias nacionais, a Predicta (www.predicta.com.br) e a E-Life (www.elife.com.br), desenvolvem neste momento uma tecnologia que permitirá fazer análise qualitativa de cada comentário publicado nos blogs brasileiros. Até agora quando quer saber se falam positivamente, negativamente ou de maneira neutra de uma marca as empresas que prestam esse tipo de serviço recorrem à analistas de carne e osso. A intenção é automatizar o processo com a ajuda de robôs mais inteligentes que os atuais que ficam restritos a varredura de dados. Tanto a Predicta, que faz gerenciamento da qualidade de campanhas publicitárias on-line e do tráfego de sites para clientes corporativos, como a E-Life ainda não atingiram 100% da perfeição. “Já fizemos um teste com 3 000 citações e chegamos a uma margem de acerto de 85%”, afirma Alessandro Barbosa Lima, diretor da E-Life que tem o mérito de ser uma das primeiras empresas de mapeamento de blogs no Brasil. A meta de Barbosa Lima é chegar aos 100% porque ele sabe que nenhum cliente comprará seu serviço com a atual margem de erro. Um comentário analisado de maneira equivocada pode levar ao descrédito do software. Diante desse desafio, a Predicta refaz quase que diariamente seus cálculos e analisa a relevância dos algoritmos utilizados para entregar o resultado ao cliente. “Tecnologicamente a nossa equação já está resolvida. Só estamos discutindo agora como vamos empacotar o produto” afirma Claudia Woods, diretora da Predicta. De maneira comum, as duas companhias resolveram seguir o mesmo caminho para tentar encontrar uma resposta para uma demanda de mercado. Nunca e de maneira tão constante as marcas perceberam que precisam saber o que falam delas na internet. A E-Life já faz essa avaliação há algum tempo. Com a ajuda de um software a empresa rastreia comentários, citações e referências em centenas de comunidades e blogs nacionais, mas os dados brutos são entregues a analistas que cuidam de emitir todas as classificações. A análise de sentimento automática do mundo virtual é uma aspiração antiga do mercado até agora sem resposta. No exterior algumas companhias já conseguiram se aproximar do estágio ideal. O jornal inglês de negócios Financial Times encontrou uma fórmula baseada na tecnologia da empresa norueguesa Fast, que tem operações no Brasil. Com esse recurso que custa centenas de milhares de dólares os leitores e assinantes da publicação sabem qual a qualidade dos comentários que estão sendo feitos em tempo real sobre determinado assunto. A barreira para se chegar a perfeição nesse universo é léxica. Há quem acredite que os programas de computador irão demorar algum tempo para diferenciar expressões como “acabar em pizza” da verdadeira comida típica italiana. Os próprios blogueiros, o centro dessa discussão, acham que os programas que a Predicta e E-Life pretendem ainda levarão algum tempo para entender a lógica por trás de todos os comentários. “Nosso raciocínio não pode ser enquadrado dentro de uma equação matemática computacional”, afirma Manoel Neto, do blog Tecnocracia (www.tecnocracia.com.br). Mesmo assim, Claudia Woods e Barbosa Lima acreditam que seus instrumentos de mediação serão de grande utilidade para os clientes corporativos. Nesse aspecto, Predicta e E-Life seguem uma tendência de mercado. A explosão da audiência e influência dos blogs e das redes sociais levou o mundo empresarial a um questionamento: como podemos medir o que eles estão falando à nosso respeito? Essa é a regra. Sem métrica não há valor para as empresas. A iniciativa da Predicta e da E-Life é responder de maneira organizada a essa questão. O que as duas companhias não sabem, por enquanto, é qual será o caminho mais curto para entender o que é bom ou ruim para uma marca dentro de um blog. “Essa resposta vamos construir junto com o mercado”, afirma Claudia Woods.
19 de setembro de 2007
Blog com sentimento
Postador Aloisio Sotero / Manoel Fernandes em 20:26
Palavras-Chave Conteúdos Gerados pelos Consumidores, Jornalismo de Indexacao
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