19 de setembro de 2007

Segmentar Melhora seu Contato

A importância da segmentação para a melhoria dos resultados de campanhas de marketing direto foi o tema principal do evento realizado hoje pela Abemd no Senac Bistrô.

O palestrante Luis Fichman, executivo da Reader’s Digest, ressaltou a relevância de mantermos em nossa base o histórico das campanhas que cada cliente já participou, mesmo aquelas que ele não tenha respondido positivamente.

Esse histórico pode e deve ser utilizada como parâmetro em nova segmentação, mas grande parte das empresas despreza essa informação e com isso estão perdendo grandes oportunidades de obterem melhores retornos em suas campanhas de marketing direto.

Um comentário:

Anônimo disse...

É verdade, Alysson. E são comuns também os casos de empresas que enviam malas-diretas à pessoas já falecidas, pessoas que marcaram um "opt out" (as vezes mais de uma vez) e pessoas que manifestaram quaisquer repúdio ao recebimento contínuo de determinada comunicação via e-mail ou caixa postal. Infelizmente também, muitas empresas que não podem (ou não querem) arcar com os custos de um database detalhado, atualizado e idôneo, acabam mandando as mesmas comunicações para todos de sua base, ignorando o poder de uma crítica negativa. Compram bases enormes, baratas e sujas, das quais aproveitam 1% dos e-mails e conquistam meia dúzia de clientes às custas da irritação de inúmeras dúzias de outras, que repassarão sua insatisfação à tantas outras pessoas. Filtrar uma base de dados eficientemente é uma arte que poucos profissionais de marketing dominam, mas as campanhas destes com certeza trazem um ROI superior.