Como um vírus que se espalha por toda uma sociedade, o marketing viral pode ser disseminado em escalas semelhantes ou até mesmo maiores. Existem casos em que a propagação de uma informação toma proporções de nível mundial, gerando uma “pandemia de marketing”.
Podemos tomar como exemplo atual a polêmica gerada pelo filme “Tropa de Elite”, que narra a historia de policiais militares que integram o BOPE, o Batalhão de Operações Especiais do Rio de Janeiro. Vídeos com imagens do filme se espalharam de forma epidêmica pelo país, trazendo a tona a questão da pirataria. De alguma forma, uma cópia da obra vazou e foi reproduzida em velocidade viral. De maneira inevitável, chegou à internet e a partir do momento em que cai na rede, não tem mais volta. O filme está na boca do povo e é um dos vídeos de maior audiência em sites como o Youtube.O marketing viral pode ser planejado como estratégia de divulgação, ou ser totalmente espontâneo. Acredita-se que a disseminação desse vídeo tenha sido desproposital e ilegal, já que pessoas estão sendo presas e acusadas de pirataria. O fato é que a conseqüência da divulgação parece ter sido extremamente positiva. Quem nunca viu ou pelo menos ouviu falar deste filme? Qual outra produção do país teve uma repercussão tão grande como esta? Os brasileiros esperam ansiosos por sua estréia e grande parte do público que já viu, verá de novo nas telonas. Apesar de toda a ilegalidade e pirataria da questão, o resultado está nas bilheterias do Festival de Cinema do Rio de Janeiro: em pouco mais que uma hora, os ingressos esgotaram! Viva o marketing viral!
21 de setembro de 2007
Um case de marketing viral de sucesso : Tropa de Elite
Postador Ana Paula Gondim em 00:12
Palavras-Chave Conteúdos Gerados pelos Consumidores, Jornalismo de Indexacao
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário