28 de dezembro de 2007

Cluetrain Manifesto – Derrubando as Paredes da Conversação

O livro "The Cluetrain Manisfesto: The End of Business as Usual", que desenvolve de uma forma muito simples e direta os mercados formados por conversações, é mais uma prova da necessidade da netnografia nas organizações e como conseqüência destes estudos, um sério trabalho de nanomarketing.



"Uma poderosa conversação global começou. Através da Internet, pessoas estão descobrindo e inventando novas maneiras de compartilhar rapidamente conhecimento relevante. Como um resultado direto, mercados estão ficando mais espertos—e mais espertos que a maioria das empresas."


The Cluetrain Manifesto começou como um Web site (www.cluetrain.com) em 1999 quando os autores – que tinham trabalhado em diversas companhias como IBM, Sun Microsystems, Linux Journal e NPR – publicaram 95 teses que declararam o que eles sentiam como a nova realidade do mercado. Entre elas estão a Tese nº 2: Mercados consistem em seres humanos, e não em setores demográficos e Tese nº 62: Mercados não precisam falar para propagandistas e vendedores. Eles devem participar das negociações se posicionando atrás das paredes contra-fogo das empresas. Eles declaram que, graças ao fato de as conversações acontecerem em Web sites e mensagens, e em e-mails e chat rooms, empregados e consumidores têm encontrado vozes que questionam a tradicional hierarquia de comando-e-controle que organiza a maioria dos grupos corporativos de marketing.


A teoria é muito interessante e o site em português é o www.cluetrain.com/portuguese/index.html.

Nenhum comentário: