A força dos conteúdos gerados pelos consumidores nos nanoveículos começa a ganhar notoriedade no Brasil.
Falei em um post anterior sobre a atuação da B&H Photo que agiu dignamente ao responder comentários em redes sociais sobre sua reputação e imagem pública.
O pessoal do Submarino.com deveria fazer o mesmo. Este site, um gigante do comércio eletrônico brasileiro, integrante do Grupo B2W, do qual também fazem parte: Americanas.com, Shoptime.com, Blockbuster e Ingresso.com fez muito feio neste Natal e deixou muitos clientes na mão por não entregar os presentes na data prometida.
Uma das vítimas foi o empresário Rodrigo Pimentel Teixeira, que no dia 6 de dezembro comprou um DVD Player para presentear um familiar. Segundo ele, sob promessa de entrega garantida em três dias úteis. No entanto, até quinta-feira, dia 27, não havia recebido o produto, apesar de ter dado vários telefonemas e enviado e-mails para a empresa.
Após vários contatos mal sucedidos, Rodrigou resolveu criar o blog Submarino Nunca Mais e uma comunidade no ORKUT, com o mesmo nome. Em apenas 3 dias, o blog recebeu cerca de 10.000 visitas e mais de 250 comentários de outros clientes que tiveram problemas parecidos no mesmo site ou nos outros sites do grupo B2W. O objetivo do blog é colher assinaturas para um abaixo assinado, que será encaminhado à Câmara dos Deputados, pedindo à criação de instrumentos que protejam o consumidor online. Além disso, Rodrigo pretende montar um dossiê com todas as reclamações recebidas. Segundo ele, o dossiê terá as seguintes finalidades:
1) Chegará às mãos do principais controladores da B2W
2) Será enviado, via sedex, para os principais jornais, redes de tv e revistas brasileiros e alguns internacionais
3) Será enviado, via sedex, para as corretoras de valores que operam na Bolsa de Valores de São Paulo como subsídio para avaliarem seus investimento, e de seus clientes, em ações BTOW3
4) Será enviado, via sedex, aos Ministérios Públicos dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro
5) Será enviado, via sedex, a parlamentares de todos os partidos, além de autoridades do Governo Federal, como alerta aos danos causados aos consumidores por esses sites.
O jornal O Globo noticiou em seu site os problemas gerados pelo não cumprimento da entrega dentro do prazo, e citou o blog, numa matéria que já recebeu 150 comentários até o momento em que faço este post.
O Submarino não enviou ao blog e aos seus leitores nenhum tipo de esclarecimento ou pedido de desculpas. Respondeu apenas ao jornal O Globo que havia enviado o produto para a casa do cliente.
30 de dezembro de 2007
Nanoveículos como nova voz dos Consumidores
Postador Ana Claudia Freitas em 01:34
Palavras-Chave Conteúdos Gerados pelos Consumidores, Jornalismo de Indexacao, Marketing de Recomendação, Reputação e Imagem Pública
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