Cria-se um novo espaço para o exercício da democracia participativa e uma oportunidade de mercado para as empresas de marketing politico : o Lobby na Web . A web permite que lobby possa ser visível, transparente, um canal de comunicação entre a sociedade e os Três Poderes - Legislativo, Executivo e Judiciário. .
A web permite também o desenvolvimento de nanomarketing na politica a medida que a comunicação passa ocorrer de forma direta e com a linguagem adequada a cada microtargeting.
Antes de ser um consenso a atividade de lobby na web , ja tem provocado acaloradas discussões nos Estados Unidos com materias no New York Times . No Brasil vivemos bom exemplo deste no canal de lobby : no tumultuado caso Renan o Jornal , por exemplo O Globo ( 14.09.07 ) destaca na sua primeira pagina o efeito da pressão dos eleitores via web , na votação do pedido de cassação do Senador Renan Calheiros: "Protestos paralisam site e telefones do Senado ;página oficial fica sete horas fora do ar ; Prodasen alega pane técnica , mas funcionários atribuem à enxurrada de mensagens.Entre 10 horas e 17 horas não era possível abrir a página na internet nem enviar mensagens ao senadores. O Lobby também foi exercido via email ou nos sites pessoais dos parlamentares : (i) o Deputado Fernando Gabeira recebeu mais de 1,0 milhão de visitas (ii) O Senador José Agripino recebeu cerca de 7 mil e-mails de eleitores indignados com o resulatdo da votação (iii) O Senador Arthur Virgilio recebeu 1.043 emails sobre o mesmo tema (iv) o autor do Relatório do Conselho de Ética Senador Renato Casagrande recebeu cerca de 5,0 mil emails.Compilei estes dados em matérias publicadas no Globo e Jornal o Dia na Coluna Jan Theofilo. No site do SenadorRenan Calheiros os seus correligionarios expressaram a sua aprovação pelo resultado da votação. Não se pode medir agora os impactos destas veiculações , mas certamente cria-se um novo espaço para o exercício da democracia participativa:WebLobby. Os mecanismos de pressão no Legislativo, Executivo e Judiciario , fazem parte do processo politico na democracia e a web torna-se um novo canal para o exercicio da cidadania política- Pressionar é Preciso
27 de dezembro de 2007
Lobby na Web um novo Desafio do Marketing Politico
Postador Aloisio Sotero / Manoel Fernandes em 13:47
Palavras-Chave Jornalismo de Indexacao, Nanomídia, Reputação e Imagem Pública
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário