8 de maio de 2008

O futuro dos sites de busca

Ontem eu li uma entrevista na Época, na parte de Ciência e Tecnologia com Marissa Mayer, a mulher que ocupa a quarta posição na hierarquia do Google fala do futuro dos sites de busca.

Nos próximos cinco a dez anos, quatro áreas irão guiar as mudanças no mecanismo de busca. A primeira delas consiste em onde e como se pode realizar buscas.
Hoje, a imensa maioria das pessoas faz isso no PC, digitando palavras-chave dentro de uma caixa. No futuro, iremos falar com o mecanismo de busca através do telefone e poderemos fazer perguntas ao invés de usar palavras-chave. Será possível fazer buscas de dentro do seu carro, por exemplo.
A segunda área que fará a diferença no serviço de busca são os diferentes tipos de mídia, que serão integrados ao serviço. Vídeo, imagens, notícias, livros, blogs, áudio.
O desafio é incorporar todas estas formas de conteúdo em uma página da web sem que pareça uma enciclopédia. O terceiro item se chama personalização. A busca será cada vez melhor do que é hoje. Mas não basta fornecer melhores resultados.
É preciso conhecer as necessidades específicas de cada usuário. Para atingir esse objetivo, precisaremos entender quais são as suas preferências ou o local onde eles se encontram - tudo para poder melhorar a qualidade das respostas. O quarto componente é a busca social. Não confunda com personalização.
O desafio da busca social é descobrir como fazer um levantamento das preferências e do conhecimento das pessoas com quem o usuário se relaciona, ou de outros usuários parecidos com ele.

Bem, eu espero aproveitar todos esses privilégios de busca o mais cedo possível!
Até

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá,

Estou entrando em contato novamente para me colocar à disposição ao esclarecimento de dúvidas referente ao e-mail que enviei no dia 16/04/08, tratando da Parceria Comercial entre o site Ache-me 7 e a HOTWords.

Qualquer dúvida ou maiores informações, por favor, entre em contato comigo.

Abraços,
--
Fabio Alves
------------------------------
fabio@hotwords.com.br
www.hotwords.com.br
------------------------------
Phone: 11 3178 2513
------------------------------

Mário de Souza disse...

MEUS CAROS, SE DEPENDER DO NOSSO AMIGO BILL..ESTE NOSSO SONHO DO COMANDO DE VOZ SERÁ BEM MAIS CEDO QUE PENSAMOS..SEGUNDO O PRORIO EXISTE A POSSIBILIDADE DO NOVO FORMATO DO WIN. PÓS VISTA JA VIRÁ COM O NOVO COMANDO.