27 de setembro de 2007

Você sabe Conversar com seus Clientes.?

Quando falamos de um database marketing precisamos de algo mais, as informações sobre quem está comprando, ou seja, do nosso cliente. Conhecendo o nome, o endereço e o telefone, estaremos de posse de informação muito valiosa que ligada aos dados das transações nos darão a oportunidade de realização de grandes trabalhos de marketing direto e relacionamento.

  • Toda conversa tem um bom contexto ou um bom pretexto. O marketing de banco de dados(DBM) é contexto desta conversa com seus clientes e não clientes . Esta é razão pela qual o marketing direto é melhor caracterizado como marketing de nomes . O marketing moderno é um marketing contextual ou seja principal objetivo é otimizar as circuntancias de compra e fazer seu cliente comprar melhor . O marketing deve ajudar o seu cliente a compra e para ajuda-lo você precisa conhece-lo melhor. E tudo começa com a construção do seu database (DBM) e com uma boa lista de contatos de seus clientes e não clientes.
    Sempre que falamos de database nos referimos a um local onde armazenamos informações, sejam elas cadastrais ou transacionais. Quando organizamos os processos de uma empresa normalmente estruturamos um ambiente para capturar e armazenar as informações das transações (data da venda, produtos vendidos, quantidade, valor entre outras) e então estamos dando início a estruturação de um DataBase Marketing.

    A etapa de captura de dados dos nossos clientes é uma etapa muito delicada do processo de estruturação de um database marketing, e como já mencionei em outro post, deve fazer parte de uma estratégia de relacionamento, onde o cliente percebe que ele cedendo uma informação e ele em troca receberá um benefício. Nunca esqueça de se colocar no lugar do cliente!

    Dependendo do local onde o cliente está efetuando a compra ( contexto de compra ) , solicitar muita informação pessoal pode parecer uma invasão de privacidade. Em uma loja física, o cadastro completo logo no primeiro contato pode não ser uma boa estratégia, pois ele terá dificuldade de visualizar a “troca” que ele estará fazendo com sua empresa. Já em um ambiente digital, o cadastro completo torna-se uma necessidade já que você precisará efetuar a entrega do produto na casa do cliente e ele não irá se importar de fornecer esses dados para você.

    Outro ponto bastante importante que devemos avaliar na estruturação de um sistema de captura de dados são as regras de entradas de dados. Uma informação já criticada no momento do input propicia um banco de dados mais limpo, já que qualquer erro de digitação pode ser detectado e corrigido na hora, ajudando assim nas próximas etapas de construção de um bom database marketing. Mas isso é assunto para um novo post! Até breve...

Nenhum comentário: