Os Conteúdos Gerados pelos Consumidores sejam através de comentários , sugestões e reclama coes de serviços ou produtos , tem contribuído para melhoria do atendimento aos clientes . As resenhas sobre livros ou em serviços hospedagem e hotelaria , tem influenciado o processo de escolha dos consumidores . No entanto não podemos cair na armadilha do "conhecimento instântaneo ", obtido em sites de busca ou em blogs , nem confundir informação incompleta e sem contexto com conhecimento.Esta é uma perigosa armadilha do conhecimento amador.Nesta linha de raciocínio , o pensador inglês , Andrew Keen um dos pioneiros da Internet nos anos 90 publicou recentemente o Livro The Cult of the Amateur ( O Culto ao Amador) - Como a Internet esta matando a nossa cultura. Comecei a leitura esta semana e alguns tópicos magnetizaram a minha atenção ; a sua virulenta critica ao endeusamento aos conteúdos produzidos e divulgados por qualquer internauta e sua perplexidade com a valorização destes conteúdos. E vai mais alem a "sabedoria das multidões" é um sequestro de uma minoria que forma uma nova oligarquia de conhecimento. Concordo em parte com as criticas do Andrew Keen , porque a Internet não transforma corruptos em pessoas honestas , nem pessoas honestas em corruptos . Não se pode colocar na Internet todos os males e todas as virtudes da sociedade .Concordo que a internet esta acumulando lixos de informação e que a sociedade não vive sem profissionais em diversas áreas do conhecimento que requerem um preparo e conhecimento especifico . Não podemos transformar "conhecimento înstântaneo " e superficiais em conhecimentos profissionais. Nós não viajaríamos de avião com amadores ou conhecedores momentâneos de técnicas de pilotagem aprendidas no Google ou não submeteríamos a uma cirurgia por leitores amadores de blogs profissionais de medicina . Nem todas as pessoas que escrevem são escritores ou jornalistas. Por sinal o jornalista tem um papel fundamental na apuração de fatos e na busca da verdade , ate porque toda noticia tem mais de uma face. Mas não devemos negar que a internet cria oportunidades de transparência social e acima de tudo pode diminuir assimetrias de informa coes e facilitar a vida das pessoas e promover a troca de ideias e conhecimentos que valorizam o convivio social . Agora mais do que nunca é uma bela oportunidade de valorização de profissionais. Vejo o seu livro como um alerta em vez de vaticínio. A internet esta transformado as rela coes sociais e económicas da sociedade e moldando novos comportamentos e hábitos ..Quando concluir a leitura , voltarei ao tema.
28 de setembro de 2007
As Armadilhas do Culto ao Amador
Postador Aloisio Sotero / Manoel Fernandes em 02:54
Palavras-Chave Conteúdos Gerados pelos Consumidores, Jornalismo de Indexacao, Marketing de Recomendação, Netnografia, Reputação e Imagem Pública
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário