1 de outubro de 2007

A Internet Não é Mágica

O maior mérito da internet chama–se comunicação. E como na comunicação, não se trata de fazer magia. A internet não é mágica. Por magia entende–se aquilo que é oculto, controlado por umas poucas pessoas que possuem a “força” necessária para dominar o invisível. Como a sociedade não é mágica, a internet também não é. No mundo real, para se conseguir sucesso, temos que trabalhar. Na internet também. No mundo real, para conseguir visitas, amigos, temos que ser simpáticos e atenciosos. Na internet também.No mundo real, se somos egoístas e só pensamos no nosso umbigo e no nosso bolso, afastamos as pessoas. Na internet também. No mundo real, se prometemos e não cumprimos, ninguém nos dá mais ouvidos. Na internet também
Como a internet é invisível, as pessoas tendem a lhe atribuir uma origem mágica, imaginando que, como não podemos vê–la com os olhos, ela se assemelha a alguma coisa parecida com um deus, uma força oculta. Não sabem como ela começou, muito menos se irá acabar. Para muitos a internet é um outro mundo, um paraíso mágico onde osproblemas não existem.
A internet não é uma força invisível que simplesmente afeta todo o planeta, sem se saber direito como isso acontece. Temos que lembrar que menos de 2% do mundo têm acesso efetivo à internet. A internet é, por enquanto, uma opção para a elite, só para as pessoas quepodem comprar conhecimento pois a internet não é grátis.
É neste sentido que a internet pode parecer mágica. Assim como a magia, privilégio de poucos “iniciados”, a internet ainda é apenas um vislumbre do acesso à informação para as camadas menos ricas da população. Elas vêem a internet como aquele shopping center ondequerem dar uma voltinha só pra saber como é ter dinheiro. No futuro, o acesso poderá estar mais disponível, mas isso ainda não é uma realidade presente.
Ainda entre essas pessoas, encontramos aqueles que superestimam a internet, colocando–a num pedestal e achando que ela é capaz de tudo o que sempre quiseram. Capaz de lhe arrumar um emprego, trazer comida para os pobres, plantar mais árvores, solucionar seus problemas na família, arrumar–lhe um(a) namorado(a), acabar com o abismo entre ospobres e ricos.
A internet não faz nada disso. Por quê? A internet é simplesmente pessoas. Eu, você, todos somos a internet. E como nenhum de nós conseguiu solucionar todos os problemas, não é a internet que irá conseguir fazê–lo, no estilo “deus todo–poderoso”. A internet é umreflexo da própria sociedade. Sambistas, políticos, padres, punks, criminosos, voluntários da cruz vermelha, tem de tudo na internet.Este texto foi escrito por Ricardo Martins em " Acredite, talvez , nas pessoas , não na Internet '

Nenhum comentário: