6 de outubro de 2007

Os Riscos de Reputação e Imagem Pública na Web

As empresas devem ficar mais atentas quando o assunto é gerenciar a sua reputação e imagem pública na web , já que os riscos de comentários falsos crescem todo dia , na Internet.Com a popularização dos blogs,controlar o que se escreve sobre alguem ou uma empresa , tornou-se ainda mais dificil.Sao mais de 1,5 milhao de comentarios publicados por dia na Web. Este novo território deve ser constantemente protegido e monitorado , sob pena de colocar em risco o seu ativo mais valioso , a sua credibilidade.
Segundo a empresa de análises de mercado Gartner , até 2010 os criminosos utilizarão a internet para extorquir fundos das organizações, ameaçando prejudicar sua reputação e imagem corporativa. Como? Eles assegurarão que buscas rotineiras online retornem resultados negativos e comprometedores postados de forma criminosa. Nos Estados Unidos a Naymz especialializou-se em faixinas virtuais no Brasil a ELife faz o trabalho de monitoramento na web . A Revista Veja desta semana (03/10) traz uma bela reportagem sobre o assunto : Tá Limpo - Já Existe ajuda para quem teme estar com reputação manchada na Internet. "Se a sua empresa depende de uma imagem positiva na internet, você não tem escolhas: precisará gerenciar explicitamente a sua reputação e imagem online", diz Jay Heiser, vice-presidente de pesquisas do Gartner. "Na internet, informações negativas se multiplicam e espalham com tanta velocidade que acaba se tornando impossível apagar o estrago", adverte Heiser.. Apesar da série de recursos disponíveis para ajudar no gerenciamento de imagem pública como agências de relações públicas a ferramentas de análise de conteúdo, ainda não existe nenhum mecanismo na internet capaz de rastrear e alertar para conteúdos prejudiciais à reputação de uma empresa. Heiser recomenda que as organizações interessadas em gerenciar suas reputações online tomem ações para entender o papel que a imagem do negócio tem nos relacionamentos sociais e comerciais, e então trabalhar junto a suas equipes de marketing e RP para criar uma estratégia de gerenciamento da reputação e imagem

Nenhum comentário: