30 de abril de 2008

Voz acadêmica

Aos 28 anos, Carolina Terra está muito longe de ser uma profissional em ascensão. Formada em Relações Públicas e considerada "nerd" pelos irmãos, ela já coordena a área de comunicação do Mercado Livre, o maior serviço de leilão eletrônico da América Latina, ensina em duas universidades, faz palestras, iniciou o doutorado na Universidade de São Paulo e ainda, nos finais de semana, participa de jogos profissionais pela liga paulista de handebol. Esse currículo já seria suficiente para perguntar como ela gerencia a agenda, que começa todos os dias às 06h30 com uma hora de ginástica na academia próxima do trabalho e termina por volta das 23h quando chega em casa. Só que o maior mérito de Carolina é a sua contribuição para o melhor entendimento do fenômeno das redes digitais de relacionamento, que se traduzem em marcas como Orkut, Flickr, Youtube, Google, MySpace e outros inúmeros serviços do gênero espalhados pela internet. Em parte, graças ao seu esforço pessoal o tema que hoje toma conta da agenda das empresas está sendo discutido, debatido, criticado e analisado por acadêmicos e especialistas. Antes do atual doutorado que vai analisar o impacto das redes sociais dentro do mundo corporativo, ela fez uma tese de mestrado sobre como a área de relações públicas pode utilizar o mundo digital para amplificar a mensagem dos seus clientes. "É o meu assunto preferido: ajudar as corporações a conversar com os seus clientes por meio das redes digitais de relacionamento", afirma Carolina. A tese defendida em 2006 tem 173 páginas e é um bom ponto de partida para quem deseja entender o novo universo no qual as empresas estão mergulhadas. Um dos capítulos da dissertação de mestrado se transformou no livro Blogs Corporativos – Modismo ou Tendência? Graças a essa publicação, Carolina tem viajado pelo Brasil para fazer palestras. Nesses encontros com empresários a pergunta se repete: toda companhia precisa ter um blog ou uma estratégia para as redes sociais. Carolina está quase formatando uma resposta padrão. "Nem todas as empresas estão preparadas para enfrentar esse desafio que exige disciplina, transparência e muito suor. Infelizmente, nem todos atingiram esse nível que a cada dia fica mais forte entre os consumidores", diz Carolina.


Um comentário:

Anônimo disse...

Estou ancioso por uma oportunidade para ler o livro de Carolina.
Primeiro pelo apelo "Blogs Corporativos".
Sou bastante negativo em relação ao tipo de comunicação Corporações - Cidadãos.
Estar a par dos argumentos na área é importante para não fazer crítica vazia.

Uma coisa que me ocorreu agora é o quanto uma pessoas como carolina vive para compreender relacionamentos proporcionalmente ao quanto de fato ela se relaciona. Uma agenda dessa não deixa muito tempo para conversas descontraídas, deixa?!!

Por último. Informo que a Acheme7 é um dos meus focos de análise, desde que ví o link para o meu Blog aqui. Uma pena é que a gente nunca tenha conversado. Com quem vocês CONVERSAM na internet?