Os conteúdos gerados pelos consumidores no formato de Resenha de Produtos ou através de Redes Sociais ocupam cada vez as agendas das empresas de Relações Publicas , bem como os Serviços de Atendimento ao Cliente , uma vez que a Reputação e Imagem Pública das empresas podem ser promovidas , arranhadas em função da pertinência ou não destes comentários. O excelente Post publicado no Jornalistas da Web do Mário Lima reforça esta visão:" Redes sociais e afins nunca estiveram tanto em evidência quanto agora. Uma pesquisa da agência americana Avenue A/Razorfish divulgada na semana passada concluiu que recomendações sociais estão ganhando cada vez mais força. A utilização de portais sociais (como Flickr e YouTube) por parte de grandes veículos tradicionais (uma prática compreensível e estratégica por explorar a popularidade destes sites e evitar novos custos com armazenamento de dados) e o crescimento do número de widgets também reforçam o potencial dos canais sociais."
- Adicionalmente vejam só : 71% dos consumidores online lêem comentários de opinião sobre produtos e serviços "postados" na Internet.(Forrester) 77% dos internautas que fazem compras online usam os e iamgeme comentários sobre os produtos feitas por consumidores são extremamente úteis e facilitam a sua decisão de compras (eTailing Group) 63% dos consumidores declaram que estão mais propensos a comprar em sites que tem criticas e comentários sobre os produtos , bem como o rating de satisfação dos clientes . (CompUSA & iPerceptions study) Para aqueles que fazem a sua primeira compra na Internet , 42% declaram que o "rating" e comentários sobre os produtos são decisivos para realizarem a sua compra na Internet. (Foresee Results Study, 2006)) Quando perguntados qual a fonte mais confiável de informação, 60% dos compradores online no Canada , afirmaram as criticas e comentários dos consumidores e 31 % que confiavam em anúncios publicados em jornais e revista. (J.C. Williams Group for Visa and Yahoo Canada).
O que parece estamos voltando com a Internet aos fundamento dos negocios : Mercado são Conversas. Conversas dos Vendedores com os Clientes , clientes conversam com clientes. Você sao imaginou algum negocio sem conversas. Os anuncios em jornais e revistas tambem sao conversas , so que agora as conversas aumentaram com os conteudos gerados pelos consumidores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário