10 de outubro de 2007

A Voz dos Consumidores na Web

Os conteúdos gerados pelos consumidores no formato de Resenha de Produtos ou através de Redes Sociais ocupam cada vez as agendas das empresas de Relações Publicas , bem como os Serviços de Atendimento ao Cliente , uma vez que a Reputação e Imagem Pública das empresas podem ser promovidas , arranhadas em função da pertinência ou não destes comentários. O excelente Post publicado no Jornalistas da Web do Mário Lima reforça esta visão:" Redes sociais e afins nunca estiveram tanto em evidência quanto agora. Uma pesquisa da agência americana Avenue A/Razorfish divulgada na semana passada concluiu que recomendações sociais estão ganhando cada vez mais força. A utilização de portais sociais (como Flickr e YouTube) por parte de grandes veículos tradicionais (uma prática compreensível e estratégica por explorar a popularidade destes sites e evitar novos custos com armazenamento de dados) e o crescimento do número de widgets também reforçam o potencial dos canais sociais."


  • Adicionalmente vejam só : 71% dos consumidores online lêem comentários de opinião sobre produtos e serviços "postados" na Internet.(Forrester) 77% dos internautas que fazem compras online usam os e iamgeme comentários sobre os produtos feitas por consumidores são extremamente úteis e facilitam a sua decisão de compras (eTailing Group) 63% dos consumidores declaram que estão mais propensos a comprar em sites que tem criticas e comentários sobre os produtos , bem como o rating de satisfação dos clientes . (CompUSA & iPerceptions study) Para aqueles que fazem a sua primeira compra na Internet , 42% declaram que o "rating" e comentários sobre os produtos são decisivos para realizarem a sua compra na Internet. (Foresee Results Study, 2006)) Quando perguntados qual a fonte mais confiável de informação, 60% dos compradores online no Canada , afirmaram as criticas e comentários dos consumidores e 31 % que confiavam em anúncios publicados em jornais e revista. (J.C. Williams Group for Visa and Yahoo Canada).
    O que parece estamos voltando com a Internet aos fundamento dos negocios : Mercado são Conversas. Conversas dos Vendedores com os Clientes , clientes conversam com clientes. Você sao imaginou algum negocio sem conversas. Os anuncios em jornais e revistas tambem sao conversas , so que agora as conversas aumentaram com os conteudos gerados pelos consumidores.

Nenhum comentário: