Ninguém precisa mais explicar que os celulares são uma nova mídia. A questão é transformá-la em um canal de distribuição de mensagens publicitárias e relações públicas. A questão aqui é que essa decisão não pertence as empresas, mas aos usuários. Este é o desafio do novo marketing de opt-in ou melhor dizendo marketing de permissão. Qualquer pessoa que coloque o pé para fora de cada sempre carregará a carteira e celular (no Brasil mais da metade da população tem celular e nos EUA 78%). Entre os brasileiros 20% preferem perder a carteira, o cartão de crédito a perder o seu celular. Outro fato notável é que 30% dos telefones móveis em uso no Brasil já têm bluetooth. Estima-se que com taxa de renovacao da base atual em torno de 40% em pouco mais de dois anos, todos os celulares em operação estejam com este dispositivo que permite a comunicacao sem fio. Somos o sexto maior mercado de celular no mundo perdendo apenas para China, Estados Unidos, Rússia, Índia e Japão.
4 de setembro de 2007
Mobile marketing: a nova mídia
Postador Aloisio Sotero / Manoel Fernandes em 07:14
Palavras-Chave Conteúdos Gerados pelos Consumidores, Jornalismo de Indexacao
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2 comentários:
Excelente post. A concorrência promovida entre as operadoras tem incentivado a compra de telefones cada vez mais sofisticados pelos consumidores, e o bluetooth, como padrão de comunicação à curta distância é uma ferramenta que pode ser usada com bastante eficácia no marketing "imediativo". Basta rastrear por dispositivos blueetooth em shopping centers e aeroportos, por exemplo, para ter noção da enorme quantidade de pessoas que já estão aptas a usar a tecnologia.
Aproveitando o gancho das campanhas promocionais através de SMS, o Guaraná KUAT está promovendo sorteio de prêmios baseado neste modelo: embaixo do anel do lacre existe um código que deve ser enviado via SMS, passando o consumidor a participar do sorteio através do seu número de telefone.
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