24 de agosto de 2007

Vi e não gostei

O Grupo Estado, dono do jornal O Estado de São Paulo e outros veículos de mídia, passou a semana sob críticas dos blogueiros brasileiros.Eles viram e não gostaram da nova campanha publicitária do portal de internet da empresa onde um macaco aparece produzindo conteúdopara um blog a partir de cópias de outros textos na rede. Do outro lado um internautaacredita na qualidade das informações publicadas ao fazer um comentário com a namorada.Produzida pela Talent, a propaganda deveria ser parte da estratégia para posicionar o conteúdo da companhia como um dos melhores da internet nacional. Uma tentativa de separar os bons e maus produtores de notícias desse mercado. Na prática o anúncio provocou uma polêmicaporque os blogueiros não gostaram da piada, e ainda consideraram humilhação a comparaçãodo seu trabalho com um macaco de laboratório movido a bananas. O debate ficou mais quenteporque neste final de semana, em São Paulo,150 blogueiros estarão reunidos no primeirogrande evento do gênero no País, o BlogCampBR.“Devemos discutir esse assunto com tranquilidade e sem análises apaixonadas”, afirma Manoel Neto, do blog Tecnocracia e umdos organizadores do BlogCamp. Dois jornalistas do Estadão, Rodrigo Martins e Renato Cruz, estão entre os confirmados, mas o Grupo Estado resolveu se antecipar aos desdobramentosdesse problema. Na próxima semana está prevista uma mesaredonda com executivos do mercado publicitário, diretores de sites especializados no assunto e blogueiros. “Trabalhamos pela evolução e a melhoria da qualidade na internet brasileira”,afirma André Bianchi, diretor de Estratégias Digitais do Grupo Estado. “Nunca foi nossa intenção criticar ou menosprezar o trabalho dos blogueiros sérios.” Até agora, o Grupo Estado não pensa em suspender o anúncio. A própria Talent justifica que houve uma compreensão equivocada da mensagem original. A agência afirmou que a intenção era revelar a existência de dois tipos de conteúdo na rede. Aquele de qualidade que merece ser exaltado e outros cuja precisão e veracidade das informações são questionáveis. O diretor de criação da Talent, João Livi, se encarregou de postar em vários blogs uma breve carta na qual defendeu o conceito do trabalho da sua equipe. “Os sites, blogs, veículos e pessoas que freqüentam o lado ‘luz’ da internet, obviamente não devem se sentir atingidos por uma crítica ao lado ‘escuro’ do ambiente virtual, da mesma forma que um bom jogador de futebol nao deve se sentir desvalorizado por ter um colega perna-de-pau ou quebrador de joelhos”, diz um trecho do comunicado. Como nadanesse mundo virtual passa sem repercussão o assunto foi parar no Boing Boing, um dos blogsde maior audiência na internet mundial.O Grupo Estado não foi o primeiro a viver uma situação desse tipo após a reação violento da blogosfera, termo utilizado para definiro universo dos diários on-line que habitam a internet mundial. A Intel passou por algosemelhante em julho deste ano quando fez um comercial na mídia impressa mostrando um grupo de seis corredores negros em posição de partida e um homem branco em pé de braços cruzados. Queria vender o conceito de velocidade dos seus processadores. A empresa foi acusada de racismo por vários blogs e encerrou a polêmica com um pedido de desculpas e o anúncio que estava suspendendo a veiculação do comercial em todo o mundo.

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