Quem diria que aquela brincadeira de colecionar "amigos" e a típica frase "Who do you know ?" resultaria no grande sucesso que é o site do Orkut? Conversar com os amigos, fuxicar a vida alheia, criar comunidades, divulgar a sua festa, montar a grande teia... E tudo isso construído por mais de 65 milhões de pessoas movidas pelo simples desejo de inclusão. Prato cheio! Poucos são os profissionais de marketing que ainda não enxergaram a riqueza da informação e a relevância qualitativa que o Orkut possui para pesquisas de marketing. E tudo isso na hora certa!
Quinze anos atrás as empresas competiam em preço. Hoje é qualidade. Amanhã será no design. E nada mais acessível e completo como uma comunidade com milhares de pessoas no Orkut para nortear nossas estratégias de qualidade e desing da informação. Hoje, 74,8% das comunidades do Orkut são criadas por brasileiros. Nós somos os privilegiados! O Orkut faz saltar informações muito valiosas para nossas empresas e não há nada mais gratificante do que encontrar uma comunidade com o título "Eu Amo o Duty Free" com a seguinte descrição: "Você chega no vôo de madrugada, morto de cansaço, mas quando vê o Duty Free rapidinho fica esperto pra fazer aquelas comprinhas maravilhosas! Se você é assim: JOIN US." São 700 pessoas reunidas para discutir informações sobre a MINHA empresa! E o melhor é que não paguei nada por isso! É a famosa Mídia Gerada pelo Consumidor. As pessoas estão ali por livre e espontânea vontade para falar tudo o que a sua empresa precisa ouvir (ou pelo menos deveria). É possível levantar dúvidas dos consumidores, produtos mais citados, lojas que agradam (ou não), problemas no atendimento, problemas nos sites, enfim... um infinito de informações importantes.
O gigante Google já saiu na frente! Comprou o Orkut e introduziu seu "emaranhado" de links patrocinados. Para os anunciantes é uma ótima notícia, pois eles conseguirão impactar um dos sites mais acessados e com o maior tempo de permanência no Brasil com a vantagem da RELEVÂNCIA. Para o Google melhor ainda afinal, conseguiram MONETIZAR "aquela nossa brincadeira de colecionar amigos".
Deixo uma pergunta no ar afinal, precisamos de comentários:
Qual é a melhor forma de interagir nas comunidades sem influenciar nos comentários e comportamento dos usuários ?
Qual é a melhor forma de interagir nas comunidades sem influenciar nos comentários e comportamento dos usuários ?
Um comentário:
Muito interessante, Juca. Acredito piamente na força que essas comunidades têm; eu mesma tenho provas de que elas têm vida própria, completamente independentes de seus criadores/ moderadores. Aí está a graça de tudo. A melhor forma de interagir, creio eu, é observando e respondendo com atitudes. É tornando-se transparente e acessível ao seu público, de forma que ele continue verdadeiramente sendo seu defensor ou torne-se um, se ele estiver ali abrindo seus olhos para um desagrado que você possa ter cometido. Quer coisa melhor? É claro que existe perigo, difamação, críticas infundadas. Mas o seu cliente dizer que não gostou de uma coisa ou outra, mas ainda acreditar em você é... Isso é uma pérola! Só permanece míope quem quiser permanecer. ;) Acho que o Duty Free tem tuuudo a ganhar com isso, vocês nem precisam se meter. Ouçam e façam acontecer. O resto anda sozinho.
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