Os blogs estão na moda. E blogueiros aqui e no exterior já começam a ser tratados como os senhores de uma nova era. São eles que melhor traduzem o fenômeno da Mídia Gerada pelo Consumidor, que já entrou na ordem do dia das empresas e dos seus estrategistas de marketing. Para quem precisa entender um pouco mais desse universo uma rara oportunidade acontecerá nos dias 25 e 26 deste mês, em São Paulo. Mais de 150 blogueiros de todo o País estarão reunidos no primeiro BlogCamp, naquilo que eles próprios definem como uma "desconferência" que irá discutir temas relevantes dessa nova forma de comunicação. "Um dos assuntos em pauta é a nossa relação com a mídia tradicional", afirma Manoel Netto, do Tecnocracia (www.tecnocracia.com.br). Em conjunto com outros colegas de Blogsfera, ele teve a idéia de reunir a turma para uma discussão franca e aberta na capital paulista. De maneira geral, os bloggers (expressão inglesa utilizada para definir os editores desses diários on-line) são resistentes aos veículos tradicionais e para esquentar o debate convidaram alguns para o encontro. "Precisamos entendê-los da mesma forma que eles terão de nos compreender daqui em diante", afirma Netto.
Para os desavisados, a "desconferência" é uma experiência única. A estrutura do encontro é bem interessante e capaz de provocar desconforto para quem está acostumado a modelos tradicionais. Não há uma agenda pré-definida. À medida que a audiência for chegando ela vai se ajustando ao ambiente. Podem surgir duplas ou até rodas de conversas. Quem desejar uma discussão mais reservada terá de reservar uma das salas disponíveis da Casa Gafanhoto, o espaço alternativo de discussões e cursos do VJ Cazé da MTV. Antes mesmo do encontro os debates estão bem agitados através de uma troca de emails diárias entre os inscritos. O BlogCamp conseguiu em menos de dez dias preencher todas as inscrições. A revista BITES será uma das marcas presentes ao encontro que poderá ganhar um modelo mais estruturado a partir de 2008. "Os blogs brasileiros estão tomando consciência de seu papel na Internet nacional, mas dentro do mundo da mídia ainda não somos maioria", afirma Manoel Netto. O BlogCamp é um dos primeiros passos na direção de criar uma sistemática própria de entendimento desse universo por quem está fora do mundo dos bloggers.
Mesmo com o crescente interesse do mundo corporativo por esse tipo de mídia ainda não existe uma estatística oficial sobre a quantidade de blogs em português. Muitos desses diários estão hospedados em serviços internacionais, como o Bloger do Google. No Registro.BR, que armazena todos os domínios em português, há cerca de 4 mil endereços exclusivos de blogs, mas esse também está longe de ser um retrato fiel da realidade. Há quem acredite na existência de 5 milhões de blogs no País. A conta está longe de ser um chute. Seguindo essa lógica a blogosfera nacional representaria 5% desse universo no mundo. Pelas contas do site Technorati existem quase 100 milhões de diários virtuais no planeta. A cada dia surgem 170 000 mil blogs, 118 por minuto. Os donos desses blogs colocam 1,6 milhão de novas notas por minuto, 18 a cada segundo.
8 de agosto de 2007
A desconferência dos blogueiros
Postador Aloisio Sotero / Manoel Fernandes em 20:20
Palavras-Chave Conteúdos Gerados pelos Consumidores
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário