8 de agosto de 2007

As marcas mais citadas nos blogs

As redes do mundo social e as comunidades virtuais, como Orkut e MySapce, mudaram a forma como os consumidores se relacionam com as empresas. A banda larga ainda provocou a explosão dos blogs, fotoblogs, videologs e comunidades virtuais. No primeiro levantamento do gênero com foco no mundo corporativo, a revista BITES (www.bites.com.br ) e a consultoria E-Life mapearam quais as marcas mais citadas em cinco setores: bancos privados, telefonia fixa, telefonia móvel, empresas de tecnologia e varejo. As marcas foram escolhidas obedecendo critérios de faturamento, reconhecimento dos consumidores e relevância em seu mercado. O monitoramento foi realizado em 20 serviços de blogs e fotoblogs e obteve uma amostra total de 34.428 depoimentos entre 2003 a 2007. Todos os dados foram classificados quantitativamente. Dessa forma as informações apresentadas não entram em análises positivas, negativas ou neutras. O estudo também considerou os blogs mais relevantes em cada categoria. Na contagem geral, a TIM (www.tim.com.br) teve o maior número de comentários dos internautas, com 7.522 citações, seguida por Microsoft (www.microsoft.com) (6.621), Intel (www.intel.com) (2.715), Itaú (www.itau.com.br) (2.368), IBM (www.ibm.com) (2.199) e Bradesco (www.bradesco.com.br) (2.152). Outro aspecto importante foi identificar quais os blogs mais relevantes para fazer os comentários sobre as marcas em cada categoria do estudo da BITES/E-Life. Nesse aspecto aconteceram algumas surpresas, como a presença entre os preferidos do blog do jornalista Fernando Rodrigues (www.uol.com.br/politica), da Folha de S.Paulo (www.folhaso.com.br), que focado em assuntos políticos tem muito prestígio entre os internautas que querem fazer alguma citação sobre as marcas. "A pesquisa é uma amostra do boca-a-boca virtual (buzzmarketing), que era um fenômeno invisível, e agora, com a Web 2.0, pode ser mensurado e monitorado", explica Alessandro Barbosa Lima, diretor de negócios da E-Life Comunicação.

Um comentário:

Anônimo disse...

Interessante como hoje com a Internat conseguimos mensurar conversas informais e descobrir conteudos para nortear nossas ações mkt. Mas vcs não acham que essa mesuração pode parecer um tipo de invasão e limitar o ingresso de novos usuários?