Um cliente entra no supermercado. Ele se depara com inúmeras marcas de produtos para o mesmo uso. O que o faz escolher entre um ou outro fabricante? Uma das respostas poderia ser o simples e conhecido marketing boca-a-boca, presente na sociedade desde que o consumo surgiu: uma pessoa experimenta um produto e comenta que não gostou para um amigo, esse amigo conta para outro amigo, que comenta com outro e assim vai até que muitos passam a ter uma imagem, às vezes até ruim, deste produto sem nem ao menos tê-lo experimentado.
Antes, o que já era preocupante em relação à imagem e à exposição dos produtos, toma proporções ainda maiores com a chegada da internet e com o boom dos sites de interatividade. Não dá para medir o volume e o conteúdo que a troca de informações pode alcançar.
Com o surgimento do Orkut, blogs, fotologs, Second Life, My space, o consumidor deixou de ser um simples receptor de informações e passa agora a gerar conteúdo. Ele passou a ter acesso às mídias, podendo cada vez mais expor publicamente seus pensamentos, suas idéias e suas opiniões.
Ao perceber esse fenômeno, grandes empresas já estão utilizando esta ferramenta como meio de divulgação de suas marcas e produtos. As companhias percebem aos poucos que um "blogueiro" com alto índice de audiência já é um grande formador de opinião e, por isso, passam a "investir" estratégias de relações públicas com ele. Este investimento normalmente é feito através do conhecido jabar: o produto é dado para o dono do blog e espera-se que este faça um comentário positivo a respeito em sua página.
O grande problema é que essas ações podem representar também um risco perigoso para a imagem do produto ou marca em questão. Existem vários cases em que o "blogueiro" rejeita a atitude da empresa e faz críticas totalmente indesejáveis para os seus leitores. Ou também pode criticar simplesmente por não ter gostado do produto. É por isso que a estratégia precisa ser muito bem estudada. Ainda existem muitos poréns e muitas dúvidas sobre como fazer o approach correto com esses formadores de opinião e tudo pode depender muito da sorte e da boa vontade dessa pessoa. Para isso, podemos enumerar algumas atitudes que são primordiais e indispensáveis para que esta "parceria" seja feita da melhor forma possível:
-Ter certeza de que o produto terá um feedback positivo;
-Mapear os blogs mais visitados que tenham a ver com o tema do produto;
-Pesquisar a fundo sobre com qual "blogueiro" estamos nos reportando;
-Perceber se o "blogueiro" é aberto a esses tipos de ações, se ele menciona outros produtos em seu site.
Essas atitudes básicas podem garantir, pelo menos, uma inserção nos blogs de maneira certeira. Porém, ainda há muito que pesquisar para que cada ação esteja embasada e seja vitoriosa. O sucesso da divulgação no mercado está na mão, ou na boca, de todos.
29 de agosto de 2007
Blogs: o novo boca-a-boca virtual
Postador Ana Paula Gondim em 17:19
Palavras-Chave Conteúdos Gerados pelos Consumidores
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