30 de agosto de 2007

Os novos canais do consumidor

Philip Kloter continua repercutindo aqui no blog. Na conversa coletiva de ontem com os participantes do evento da HSM, aqui na capital paulista, o guru do marketing mundial acentuou que existem novos canais de contato do consumidor dos produtos com as empresas. Segundo Kotler essas portas permitem que cerca de 85% do que se fala de um produto hoje ocorre por esses canis. A saber:

1. Mensagens instantâneas. O boca-bocavirtual. Por exemplo, no BRasil o MSN representa o terceiro maior fluxo mundial de mensagens instantâneas.

2. Wikipedia e Flickr. Por sinal, ja existe umn software desenvolvido Virgil Grifith capaz de rastrear e identificar as empresas que usam maquiagem nos seus verbetes na wikipedia.

3. Podcastig.

4. Opiniões e resenhas de consumidores postadas em sites.

5. Mobblogs. Imagens postadas a partir do celular.

6. Blogs e redes sociais

7. Emails de pessoas para pessoas.

Nenhum comentário: