28 de maio de 2009

Aecio e os blogs

O tucano Aécio Neves se transformará na próxima segunda-feira, dia 01 de junho, no primeiro grande nome da sucessão de 2010 a receber oficialmente um grupo de blogueiros na sede do governo de Minas Gerais, o Palácio da Liberdade. Mais de 50 editores de blogs de todo o País desembarcarão no distante Aeroporto de Confins para uma conversa com o governador mineiro. Na pauta está previsto o anúncio de um acordo na área de educação entre Minas Gerais e o Google, o primeiro do gênero na América do Sul. O Google será representado pelo seu Chief Internet Evangelist, Vint Cerf, que está no Brasil desde a manhã desta quinta-feira para uma série de contatos e palestras. "É algo que irá revolucionar a educação em Minas", afirma Rodrigo Mesquita, do Instituto Peabirus que estrutura projetos de inovação envolvendo comunidades locais. Mesquita também é um dos organizadores do encontro. Aécio não será o primeiro político a conversar formalmente com os blogs. Esse pioneirismo pertence ao prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM). Na eleição do ano passado, o então candidato democrata aceitou o convite de BITES (recusado por Marta Suplicy, Geraldo Alckmin e Paulo Maluf) para uma reunião com blogueiros. A conversa aconteceu no comitê eleitoral. A diferença agora é que Aécio colocará os blogs no salão nobre do Palácio da Liberdade e criará um elo institucional com os pioneiros da web 2.0 no Brasil. "É uma aproximação muito importante", afirma Edney de Souza, considerado um dos blogueiros mais relevantes do Brasil. "Os políticos já perceberam que a comunicação está fragmentada e as mídias sociais podem ser o caminho mais efetivo na construção de novos relacionamentos com os eleitores." O governador de Minas está levando essa premissa em consideração, mas existem outros objetivos por trás da iniciativa. Na sua disputa com o colega de São Paulo, José Serra, pela vaga de candidato do PSDB à sucessão do presidente Lula é necessário gerar fatos para a opinião pública, incluindo os milhões de eleitores que estão dentro das redes sociais. No Brasil cerca de 25% do eleitorado acessa a internet. O poder de multiplicação de votos numa disputa nacional considerando esse universo é bastante significativo. O encontro com a turma 2.0 se encaixa perfeitamente nessa estratégia. Nessa conversa Aécio terá a chance de associar à sua imagem conceitos de inovação e modernidade que todos buscam no final do dia.

2 comentários:

Stelleo Tolda disse...

Torçamos para que a iniciativa seja mais do que apenas visibilidade para o político, que seja uma oportunidade de apresentar propostas concretas e melhorias reais.

Sobre isso, comentei brevemente no MLOG: http://mlonlinegeneration.wordpress.com/2009/06/01/redes-sociais-na-pauta-do-governo-de-mg/.

Abraços,
Stelleo Tolda
WWW.mercadolivre.com.br/mlog

Unknown disse...

Sotero,
pf entre em contato
Abração
TMoita