14 de abril de 2008

Os internautas e o uso do telefone celular

Os usuários intensos de Internet e de telefonia celular são considerados um dos segmentos mais importantes para o mercado de telecomunicações. Embora correspondendo a uma pequena parcela da população atual, a análise de seu comportamento pode ajudar a projetar algumas tendências para este mercado nos próximos anos. O IBOPE Inteligência e a Revista Connect realizaram recentemente um estudo com este segmento da população, considerando três eixos principais: atualização tecnológica, planejamento financeiro e assimilação do aparelho às práticas cotidianas (freqüência, intensidade de uso e variedade de utilização de recursos e serviços). Foram identificados cinco grupos de internautas usuários de telefone celular:
1) Hightech: interessados em constante atualização tecnológica, estando sempre em dia com as novidades do mercado; é o grupo mais jovem;

2) 24 horas: indivíduos altamente ligados ao celular, 24 horas por dia, como o próprio nome diz; é o grupo relativamente mais feminino;

3) Conectados: bastante dependentes do celular e das conexões que ele permite, realizando diversas tarefas cotidianas através dele;

4) Conservadores: utilizam o celular de maneira muito tradicional, apenas para fazer ligações e, ainda assim, em casos extremos; é o grupo com maior participação de indivíduos maduros;

5) Controlados: apresentam uma preocupação central com os gastos com a compra e a manutenção do celular (conta, créditos); predominam neste grupo indivíduos da classe B.


Embora os Hightech sejam a “menina dos olhos” de qualquer empresa do setor, é necessário dizer que o padrão de comportamento deste tipo de usuário de telefone celular não pode ser diretamente transportado para os demais grupos, como se fosse apenas uma questão de tempo para que todos caminhassem em busca de constante atualização tecnológica. Há uma série de nuances que determinam estes tipos de comportamento e que devem ser consideradas. Assim, diferentes tipos de novidades de mercado (novas tecnologias e planos de minutos, por exemplo), influenciam de maneira diversa o comportamento de cada grupo. Entretanto, em todos os segmentos, o aparelho celular foi considerado o principal ítem “indispensável” em uma relação entre os vinte e três ítens comumente carregados na bolsa, na mochila ou na pasta. O celular foi considerado mais importante entre os documentos, chave de casa, cartões de banco, crédito e até mesmo o dinheiro.

Acreditem se quiser!!!

Nenhum comentário: