3 de abril de 2008

O novo manual da Volkswagen

A subsidiária brasileira da Volkswagen está muito perto de acabar com um ponto de atrito com os seus clientes. Ao comprar um carro zero quilômetro, o consumidor ganha uma máquina sofisticada de última geração e um manual de instruções muito parecido com uma enciclopédia. Para descobrir alguma informação sobre o veículo é preciso navegar numa infinidade de modelos até chegar aquele adquirido na concessionária. Essa realidade existe porque as montadoras fazem manuais genéricos para otimizar os seus custos e a produção do conteúdo. A Volkswagen decidiu inovar com a ajuda de um software que permitirá a confecção de manuais personalizados. "Haverá ganho de produtividade para o fabricante e o aumento da satisfação do cliente", afirma Helio Samora, diretor da PTC para a America Latina. O programa de computador, o Arbortext, que permitirá à Volkswagen realizar tal proeza foi desenvolvido pela PTC para resolver problemas similares de seus clientes em todo o planeta. O princípio do software é bem simples. A partir de uma única base de conteúdo – por exemplo, um banco de dados com todas as informações técnicas dos carros da Volkswagen, incluído imagens – será possível formatar documentos ou até mesmo páginas na internet altamente customizadas. No Brasil, a montadora alemã será a segunda cliente da PTC a utilizar o Arbortext. O grupo editorial Larousse também faz uso desse software. Um dos últimos lançamentos, a versão reduzida do seu dicionário de português foi completamente produzido dentro dessa nova visão onde cada cliente deve ser tratado como se fosse o único.

O programa da PTC funciona como um gigantesco agregador de conteúdo fragmentado e está abrindo novos mercados para a companhia americana. Na sua origem, a PTC se voltou para softwares ligados ao desenvolvimento de produtos no setor de manufatura. São 50 mil clientes no mundo, entre os quais a Vale do Rio Doce, Petrobrás e grupos como a fabricante de utensílios domésticos Tramontina. Com essa estratégia, a empresa chegou a um faturamento de US$ 941 milhões no ano passado. Consolidada nesse mercado, a PTC resolveu explorar novas oportunidades e nesse ponto surgiu a chance de comprar a Arbortext. "Também estamos diante de uma realidade que não conhecíamos: como entregar informações customizadas para os consumidores finais", afirma Samora, engenheiro mecânico, que descobriu sua vocação de comercial e que está há 12 anos na companhia.

O uso do Arbortext é quase ilimitado. É possível imaginá-lo na Volkswagen, na Larousse ou em qualquer outra companhia interessada em entregar informações personalizadas para os seus consumidores. Na área de mídia, por exemplo, o software poderia criar inúmeras publicações customizadas a partir do conteúdo gerado pelos jornalistas. O software da PTC é completamente baseado em XML, o padrão tecnológico que permite trabalhar com conteúdo desfragmentando para agrupá-lo de diversas maneiras e formatos. Toda a operação pode ser automatizada. Com apenas o toque no mouse, o editor da informação escolhe o conteúdo que deseja e em seguida o modelo que ele será encaixado e na ponta o programa entregará tudo formatado para ser distribuído. Não é à toa que o principal executivo da PTC na América Latina está tão empolgado com o produto. "Estamos diante de uma revolução na forma como as empresas poderão se comunicar com os seus consumidores", afirma Samora.

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