O administrador de empresas Fabiano Coura tem um blog, uma conta no serviço de fotos Flickr, vídeos em exibição no Youtube e, às vezes, informa aos seus amigos onde está e o que está fazendo através do Twiter. Como usuário de mídias sociais ele está dentro do padrão desse mundo. Como publicitário de um das maiores agências do País, a Neogama BBH, ele é um ponto fora da curva e integra um grupo de profissionais desse mercado que pensa fora da caixa. Esses profissionais partiram para uma ofensiva com a intenção de entender de perto o fenômeno no qual o consumidor gera conteúdo e questiona as marcas com total desenvoltura. "Sem entrar nesse novo mundo ficaremos impossibilitados de oferecer respostas concretas aos nossos clientes", afirma Coura. Ele utiliza os serviços da internet para exercitar suas teorias e, assim, obter respostas para dúvidas das companhias que questionam a Neogama todos os dias sobre as vantagens e desvantagens de utilizar as novas mídias para uma comunicação direta com os consumidores. Coura já se embrenhou tanto neste universo que um dos principais resultados da sua ação é uma lista de dez mandamentos para as marcas interessadas em navegar no novo mundo da comunicação. Sua tese é simples. Não adianta mais pensar que ao falar das qualidades do seu produto a marca atrairá os consumidores. É preciso engajar o cliente, transformá-lo no embaixador da marca. "A propaganda de massa ainda tem o seu papel a cumprir, mas é necessário introduzir uma nova lógica de pensamento para levar a mensagem até o consumidor." No seu blog, Coura tem publicado cada mandamento. Já está no quinto e espera chegar ao final do trabalho em poucas semanas. O publicitário não pretende cumprir essa tarefa de maneira isolada. Sua estratégia é criar tópicos que vão sendo enriquecidos pela a sua audiência. O final dessa ação deve resultar em um livro, que até já tem a capa pronta à espera do conteúdo. Cada item traz uma série de exemplos de empresas que o seguiram de alguma forma e conseguiram êxito na construção de uma relação de mão dupla com os consumidores. O primeiro mandamento coloca a comunicação como um serviço. Na prática significa transformar o conteúdo em algo atrativo com um serviço por trás da mensagem. O segundo indica que as empresas devem estimular a participação dos consumidores em ações interativas. O terceiro traz uma técnica que muito se aproxima do mundo do entretenimento. Em lugar de estampar seu produto numa vitrine, numa página de revista ou jornal, o fabricante o dono da marca deve criar um roteiro envolvente que traga embutido a idéia-chave do seu produto. O quarto mandamento do publicitário sugere que as companhias devem explorar vínculos emocionais. Histórias que mostrem superação, heroísmo ou até mesmo fatos comuns vistos de uma ótica completamente diferente. O quinto mandamento fala sobre o recrutamento para causas nobres com a intenção dos anunciantes de trazer seu público para a defesa de uma bandeira de caráter social. Ainda faltam cinco mandamentos, mas Coura espera colocá-los no ar nas próximas semanas. "A idéia desses mandamentos é discutir novos caminhos, sem esquecer da estrada que já foi construída até aqui."
13 de março de 2008
Os dez mandamentos
Postador Aloisio Sotero / Manoel Fernandes em 00:59
Palavras-Chave Jornalismo de Indexacao
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