23 de janeiro de 2008

Blogtraining

Os executivos das maiores empresas brasileiras já se acostumaram a reser­var espaço na sua agenda para fazer media training. O exercício serve para facilitar a a vida de presidentes e diretores quan­do estão diante de um jornalista. Há desde au­las teóricas até simulações de entrevistas para TV ou mesmo jornais e revistas. Agora esse trei­namento ficou mais sofisticado. Algumas das maiores agências de comunicação do País já começaram a estruturar o que estão chamando de Blogtraining, a versão 2.0 do mediatraining. A preocupação agora é outra. A intenção agora é ensinar os clientes a interagir ou mesmo es­crever seus próprios blogs corporativos. Presi­dentes ou diretores de companhias de todo o mundo já descobriram o poder dessa poderosa ferramenta de comunicação interativa. Esse fenômeno é mais robusto nos Estados Unidos onde os executivos são mais inovadores nesse aspecto, mas na Europa e Ásia os exemplos se repetem. Na conservadora Áustria, por exemplo, o presidente da Telekom Austria, Rudi Fischer. “O blog é a extensão do diálogo das marcas com os seus clientes”, afirma o presidente da Asso­ciação Brasileira das Agências de Comunicação (ABRACOM), José Luiz Schiavoni. Também sócio e fundador da S2, que está entre as dez maiores empresas desse mercado, Schiavoni diz que o blogtraining se tornou uma questão quase im­perativa nos últimos seis meses do ano passa­do. “Muitos dos nossos clientes me perguntam como podem se conectar a essa nova mídia e antes deles descobrirem o novo mundo é preci­so mostrar as regras.” A S2 não está sozinha na abertura dessa nova oportunidade de negócio. Outra grande marca desse mercado, a In Press Porter Novelli, também está colocando o assun­to na ordem do dia dos seus clientes. “Ainda não criamos um produto específico para atender essa demanda porque acreditamos que ela faz parte da consultoria de mídia que trabalhamos junto aos nossos clientes”, afirma Hugo Godi­nho, coordenador do núcleo de web da In Press. Essa tendência fica mais forte à medida que os blogs, como mídia de propagação, ganham mais força junto a outros consumidores que aces­sam a internet. “É um movimento sem volta para o mundo corporativo”, afirma Aloisio Sote­ro, que há sete anos vem estudando comporta­mento dos clientes na web e sua relação com as marcas. Como Business Processo Outsourcing (BPO) dos grupos Brasif e Dufry, Sotero diz que a “maior lição que podemos obter em relação aos blogs é a capacidade do executivo ficar aler­ta para os questionamentos e ainda ser rápido na resposta.” São essas técnicas que agências de comunicação, como a S2 e In Press, querem proporcionar aos seus clientes que já decidiram escrever os seus próprios blogs.

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