12 de janeiro de 2008

3G?! Sim, poder Ver e ser Visto !


Se a chamada Web 2.0 é o palco para a ascensão dos conteúdos gerados por consumidores, para a troca de informações de internauta para internauta em volumes nunca antes registrados e para o fortalecimento sem precedentes das relações virtuais, o celular pode ser considerado um dos personagens centrais dessa trama. Surge a tecnologia 3G para tornar o nosso fiel companheiro em uma rede de dados decente!

Velocidade é o principal benefício oferecido pela terceira geração de telefonia celular. As redes 3G garantem uma velocidade de tráfego de dados em média 15 vezes maior que as atuais. A tecnologia mais popular atualmente para a oferta de serviços de 3G (uma combinação do WCDMA/UMTS - evolução do GSM - com a tecnologia voltada a acelerar downloads HSDPA), permite chegar a 800 Kilobits por segundo (Kbps) de velocidade média de conexão, enquanto o GPRS - tecnologia mais utilizada hoje em celulares GSM - suporta uma média de 50 Kbps.

Em função da velocidade na transferência de dados, a tão sonhada videoconferência será possível nos celulares que possuem a tecnologia 3G. Poderemos assim participar de uma conferência e, durante o encontro virtual, compartilhar arquivos e assistir a um canal de televisão que passe por rede IP (de internet).

A projeção é de que, em 2010, as vendas mundiais de celulares 3G atinjam 500 milhões de unidades, superando pela primeira vez as vendas de aparelhos 2G, que ficarão na casa dos 400 milhões de unidades vendidas, segundo a consultoria internacional Strategic Analytics.

No Brasil já é possível usufruir da tecnologia pela operadora Claro, que por sinal, faz uma ótima apesentação dos benfícios da nova geração de celulares .

Nenhum comentário: