No post do dia 11 eu citei o caso da B&H Photo-Video e prometi contar num próximo post.
A B&H possui um funcionário que participa ativamente de fóruns que falam sobre os produtos que ela vende: itens e acessórios de fotografia. Em 2005 a Nikon lançou uma nova câmera digital, mas com quantidade relativamente pequena para atender a todos os seus revendedores. Na época, muita gente realizou a compra antecipada em diversos sites de e-commerce, entre eles o da B&H. Habitualmente, fotógrafos participam ativamente de fóruns de discussão e o fato da grande loja de Manhattan cancelar todos os pedidos de pré-compra logo se transformou em uma calorosa discussão que falava mal dos seus produtos, serviços e credibilidade. Diferente da atitude tomada pela Sony, sobre a qual falei na semana passada, Henry Posner, fotógrafo e funcionário da B&H, postou a seguinte resposta: "...se tivéssemos deixado o pedido em aberto, ainda agora estaríamos com as mãos em seu dinheiro sem, contudo, ter o produto para entregar. É razoável supor que eu estaria suando para conseguir sua câmera sem conseguir obtê-la por razões além de nosso controle...Lamentamos e pedimos desculpas por tê-lo irritado." Depois desta justificativa e pedido de desculpas, o tom dos posts mudou completamente. Henry, além de monitorar o que dizem por aí sobre a empresa em que trabalha, também contribui com os seus conhecimentos sobre fotografia, o que aumenta ainda mais a sua credibilidade. Monitorar e participar de comunidades online além de salvar a pele de sua empresa, caso ela cometa algum erro, soa como uma atitude bastante simpática.
19 de dezembro de 2007
Os nanoveículos que vão mudar o seu negócio - parte 2
Postador Ana Claudia Freitas em 22:32
Palavras-Chave Jornalismo de Indexacao, Marketing de Recomendação, Reputação e Imagem Pública
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