11 de outubro de 2007

A Revolução Invisível das Lan Houses no Brasil

Os conteúdos gerados pelos consumidores recebem uma nova onda de usuários online , que começa a ser formada pelas classes C,D,E movida pela força invisível das Lan Houses ;


  • A maior favela da América Latina, a famosa Rocinha , na Zona Sul do Rio de Janeiro, já tem 100 lan houses e uma rede própria de TV paga, a TV Roc, com pacotes populares a R$ 15 mensais com direito a canais convencionais de filmes, esportes e infantis.
  • Estima-se que na favela Cidade de Deus no Rio de Janeiro já estão em operação pelo menos 50 Lan Houses. Esta onda espalha-se pelo Brasil conforme levantamento publicado no Portal G1 do Globo.
  • No Interior da Bahiaregistros pelo menos 1.000 Lan Houses onde os usuários já o Skype.

  • Os moradores da Barragem Santa Lúcia , em Belo Horizonte , tiveram na semana passada a primeira aula de inglês do Speed System, que abriu uma filial no morro, em parceria com a comunidade, que é também pioneira na capital em oferecer Internet de banda larga e lan house, cobrando R$ 2 a hora pelo serviço.

  • As classes C, D e E têm quase o dobro de domicílios (7,5 milhões) com computador ligado à internet em relação às classes A e B (4 milhões), em números absolutos, segundo dados do ano passado da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE.

  • "As empresas de vendas on-line estão acordando para o tamanho desse mercado. Na medida em que as classes populares já têm internet e cartão de crédito, elas conseguem fazer compras pela web. E o problema da entrega de produtos tende a se resolver, com os programas de urbanização de favelas, que criam endereço fixo e acesso razoável às residências, coisa até há pouco inexistente", conforme afirma , Renato Meireles, diretor do Data Popular, primeiro instituto de pesquisa do país voltado para o consumo popular. Ele lembra que outra opção é fazer a entrega via Correios ou fixar o endereço na associação de moradores em entrevista ao Jornal o Estado de Minas

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