13 de outubro de 2007

Etnografia X Netnografia

Hoje, pesquisando netnografia na internet, me deparei com um estudo muito completo e interessante sobre o assunto. O estudo realizado por Daiane Scabaroto (Mestre em Administração pela URFGS) e em uma das partes da dissertação ela cita um comparativo entre etnografia e netnografia. Segue abaixo :
“Diferentemente da etnografia, em que a interpretação dos dados se dá através da combinação de dados observacionais e verbais, buscando disjunturas e convergências entre eles (ARNOULD;WALLENDORF, 1994), a netnografia lida apenas com dados textuais. O que deve interessar ao pesquisador quando da utilização deste método é a conversação gerada através do texto escrito, não o comportamento real dos indivíduos que compõem a comunidade. De acordo com Dholakia e Zhang (2004, p.3), a comunicação escrita difere da oral no momento em que as pessoas, comunicando-se por textos, podem selecionar cuidadosamente “o que querem dizer, o quanto querem dizer e como quernetnem dizê-lo - sem medo de serem interrompidas antes de terem completado seu propósito”.
Recomendo a todos que leiam o texto na íntegra. (Comunidades on-line como fonte de informação em marketing: reflexões sobre possibilidades e práticas)

3 comentários:

Anônimo disse...

Tiago, procura os artigos do Robert Kozinets e da Christine Hine sobre netnografia e sobre etnografia virtual. Em um artigo sobre netnografia aplicada a blogs, eu e minha colega discordamos de Kozinets quanto ao fato de que em netnografia só se analisa textos: se analisa tb vídeos, arquivos de som, layouts, independente de qual ferramenta seja o objeto de pesquisa. A web evoluiu muito, temos que estar atentos a isso. Abraço,

Anônimo disse...

Ola Tiago,
Como a Sandra bem colocou, a etnografia vai muito alem da interpretacao de textos. A enfase deve ser na diferenca entre a producao (seja ela em texto, video, som, etc) e o real comportamento.
Robert Kozinets escreveu um capitulo para o livro "Handbook of Qualitative Research Methods in Marketing", ed. Russell W. Belk (forthcoming) chamado Netnography 2.0, em que ele avalia e amplia o metodo para todas as novas possibilidades presentes na internet.
Para acompanhar o assunto, recomendo tambem o blog: www.kozinets.net
Abracos,
Daiane.

Anônimo disse...

Tiago,

Se for possivel, corrige meu sobrenome no post? O correto eh Scaraboto.

(desculpe pela falta de acentos - teclado desconfigurado)
Daiane.