30 de agosto de 2007

Os impactos do boca a boca

Na sua apresentação na HSM Philip Kotler enfatizou os impactos do Boca a Boca (BAB) e lembrou que:

1. Cresce naturalmnete em função da internet e do celular

2. O boca a boca inspira mais confiança que a publicidade

3. O Buzz ( Bochicho) amplia o boca a boca de forma exponencial

a) Buzz Marketing gera RP, provocado por alguma informação sobre o produto. Por exemplo , Richard Branson descendo seminu de guindaste em Times Square para promover o servico de telefonia celular da Virgin.

b) Marketing Viral cria uma mensagem de marketing - geralmente on-line e num formato tangível, como email- que possa disseminar-se de maneira rápida e exponencial entre os consumidores.

c) O boca boca legítimo faz com que pessoas, por conta própria, conversam sobre um produto com seus amigos e conhecidos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Quando eu colaboro, altero, comento e viralizo estou dando um testemunho das minhas preferências, meus anseios, minhas vontades e principalmente meus conceitos... A Web 2.0 está aí para reforçar este conceito.

Anônimo disse...

Buzz é uma ferramenta inovadora e divertida, a solução encontrada pelas empresas para sair do lugar comum em um mercado de consumidores saturados por informações publicitárias....tanto que zapear virou verbo e caiu na boca do povo...assistir a comerciais na tv não é a programação mais interessante da grade. Além dos banners e intervenções com ofertas mirabolantes quando navego na internet para pesquisar coisas que estão longe de ser ofertas de produtos....Enfim, não é fácil impactar a pessoa que precisa exatamente do produto x com a oferta x na mídia convencional. Mas, voltando ao Buzz, até que ponto ele é eficaz quando se trata de um evento que não seja o lançamento de um produto?
Fiz esta pergunta hoje para o meu oráculo, o Google, e sabe o que ele me respondeu?
Várias agências fazem isso. A Biruta, do Rio, montou um pit stop (isso mesmo: o da Fórmula 1) no meio do trânsito paulista, para divulgar uma marca de Gasolina
Uma novidade bem trabalhada gera burburinho...pra produto novo e para produto que todo mundo já conhece. Uma boa interação torna-se uma experiência inesquecível para o consumidor.