31 de agosto de 2007

Mídia Gerada pelo Consumidor. Voce Concorda ?

Esta expressão vem sendo utilizada por muitos, inclusive por mim, para explicar a propaganda espontânea gerada pelos usuários de diversos produtos e serviços. Há dias comecei a refletir sobre este conceito e me perguntei: O consumidor está gerando mídia? Como não tenho formação em publicidade ou marketing, entendia mídia como um tipo de propaganda. Então para sanar minha dúvida fui procurar no Wikipedia a definição e para a minha surpresa, mídia é definida como o local onde são feitas as comunicações, ou seja, os jornais, as revistas, o rádio, a televisão, a internet entre outros. Baseado neste conceito, creio que os consumidores não estão gerando um novo tipo de mídia e sim utilizando-se das mídias, principalmente da Internet, para comunicar-se com outros consumidores, relatando suas experiências, positivas ou não.
Portanto acho que a expressão "Comunicação gerada pelo consumidor" representaria melhor esta revolução da propaganda espontânea. Você concorda?

Um comentário:

Anônimo disse...

Concordo com você Alysson. Nos últimos anos mais e mais pessoas tem se beneficiado de novos meios de expressar suas idéias, seja pelo oferecimento de celulares à preços irrisórios, a crescente oferta de pacotes econômicos de acesso à internet e à TV paga, etc.. Sem dúvida, o crescimento da economia gerado em parte pela crescente oferta de crédito - apesar de abalos no mercado finaneiro, como o recente subprime americano - tem beneficiado muito a questão da mídia gerada pelo consumidor. Nunca foi tão fácil coletar opiniões e críticas em geral. E essas opiniões e críticas revolucionaram a cadeia midiática como a conhecemos, especialmente o modus operandi de agências de publicidade e profissionais de relações públicas. A maioria das empresas que prosperam são justamente aquelas que perceberam a força da voz dos consumidores ecoando pela mídia, como Google, Apple e Positivo. Não por acaso, empresas que investem percentuais acima da média em P&D. O consumidor não está criando uma mídia nova, mas está transformando os canais de comunicação e criando condições - não apenas com opiniões e pesquisas, mas também com injeções de capital - para que novos canais surjam no futuro.