O SEO Andre Cavalcanti ( http://www.e-trupe.com.br/) tem desenvolvido trabalhos de inteligência na web nos projetos da Brasif conjuntamente com nossa equipe de BPO. As suas ideias estao assinaladas neste post que ele enviou nesta madrugada do dia 31.08.07.
Inteligência competitiva online: ache-me...
A previsão do guru de marketing Phillip Kotler nos idos de 60 enfim concretizou-se: marketing com foco no cliente. A internet permitiu que mercados antes cartelizados ou regionais passassem a concorrer com empresas similares em todo o mundo. Esta competitividade acentuada fez com que muitas empresas quebrassem, quer seja pela não adequação ao mundo virtual, ou por manter seus antigos paradigmas de negócios "reais". Mas também construiu um novo mundo, onde empresas sem sede, micro-empresas com 1 ou 2 pessoas, conseguem pulverizar seus negócios por todos os cantos do planeta. No mundo virtual, cada centavo no preço representa a venda ou não de um produto. Cada centavo a mais no link patrocinado também te posiciona melhor ou pior no resultado do site de busca. Os sites de comparação de preços expõem os concorrentes lado a lado, informando as características do produto, o preço, as condições de pagamento, oferta de brindes, propõem produtos similares ou substitutos na mesma categoria. Estas variáveis, acrescidas de predisposição à compra, mais o potencial de consumo do indivíduo, produzem a maior parcela das vendas na internet.
Mas como vender se o site não é encontrado nesta imensidão virtual, neste mar de concorrentes, neste oceano de ofertas?A resposta é: navegue através de um site de busca. Eles são os principais responsáveis pelos acessos aos sites na internet. Para ser encontrado por um motor de busca, o seu site precisa estar otimizado para que os spiders de busca possam catalogar suas páginas corretamente. Esta é a principal função do SEO - Search Engine Optimizing. Além de melhorar a arquitetura da informação e o código-fonte do site, o SEO torna-se um processo importante para a qualificação do site nos mecanismos de busca. Portanto, para ser competitivo na internet, não basta ter bom produto ou preço. Precisa também de publicidade e promoção, aliadas a abrangência que a internet proporciona. Como disse no início da matéria, a visão de Kotler tangibilizou-se também no mundo virtual: Foco no cliente.- agora, o cliente realmente é o Rei!
31 de agosto de 2007
Ache-me. A nova inteligência de mercado. Inteligencia de Mercado
Postador Aloisio Sotero / Manoel Fernandes em 00:44
Palavras-Chave Conteúdos Gerados pelos Consumidores, Marketing de Recomendação
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário