Li hoje , 25/08/07, o comentário de Gilberto Alves Jr sobre como aproveitar as contribuições dos usuários e seu comportamento nos sites ; Como aproveitar a contribuição implícita do usuário. Este ângulo levantado por Gilberto Alves nos leva a novos campos da inteligência coletiva, guiados pelos algoritimos da inteligência artificial. Excelente guia para os novos conceitos de conteúdos gerados implicitamente pelos consumidores. Veja as considerações do autor:
A parte mais evidente da web 2.0 são os sites de conteúdo gerado pelo usuário, como Youtube e Flickr. Sabemos por definição que web 2.0 aproveita a inteligência coletiva, mesmo sem a participação explícita do usuário. Como podemos aproveitar a participação de 100% dos usuários de um site, e não apenas daqueles que estão entre os 1% que colaboram explicitamente?
É mais ou menos isso que pretende ensinar o novo livro de Toby Segaran, Programming Collective Intelligence, publicado pela O’Reilly Media, apresentado por Tim O’Reilly.
O Google aproveita a contribuição implícita que há em cada página que indexa, sendo cada link para outra página um voto que contribui para definir a relevância daquele conteúdo. Os desenvolvedores não precisam contribuir explicitamente com o Google, basta cada um fazer seu site naturalmente, linkando para as páginas que considera relevantes para seus leitores, que o algorítmo saberá aproveitar a contribuição. A Amazon aproveita a contribuição implícita de cada compra, através do mecanismo que descobre que “quem compra isso, compra também…”. O Flickr também tem seu algoritmo que descobre quais fotos são “mais interessantes” através da contribuição implícita dos usuários. Já o Digg utiliza a contribuição dos usuários (votos) para definir qual link deve aparecer na primeira página (e também um algoritmo para evitar fraudes). Conheca mais sobre Gilberto Alves Junior (gilbertojr@gmail.com) é um dos criadores da Desta.ca e mantém um blog sobre Web 2.0.
26 de agosto de 2007
Conteúdos não postados
Postador Aloisio Sotero / Manoel Fernandes em 13:28
Palavras-Chave Conteúdos Gerados pelos Consumidores, Marketing de Recomendação
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