26 de agosto de 2007

O Consumidor Entra por Onde Bem Entende

Excelente o artigo de Daniella Morier que mostra o comportamento dos usuarios em relacao ao home page com a evolucao dos mecanismos de busca , dos links patocinados e dos efeitos do Google Zone. A home page deixou de ser a porta principal de entrada dos sites : o " o consumidor entra onde bem entenede " .

Até mesmo nos dias atuais, em grandes empresas, a preocupação com a página principal é tão grande que as outras partes ficam esquecidas. É muito comum encontrar páginas internas que não cumprem seus objetivos, pois muitas vezes não são encaradas como potenciais portas de entrada.

Alguns dos maiores sites de mídia americana têm mais de 50% de tráfego direcionado para outras páginas de entrada (vindos de sites de busca, blogs, etc). Há poucos anos, a home era responsável por cerca de 80% das entradas.No caso do Webinsider, a home representa 20% dos acessos (que pode ser entendido como o público mais fiel ao site, que entra pelos Favoritos ou digita diretamente o endereço no browser).

A nossa experiencia tambem tem demostrado que a home representa no maximo 45% dos acessos dos sites em especial quando se tem uma politica de email marketing e uma comunicacao baseada na equacao de valor dos clientes a partir da gestao de Data Base Marketing (DBM).

Acesse artigo completo : O usuário entra por onde bem entende

Um comentário:

Ricardo Martins disse...

O comentário de que os usuários entram por onde bem entendem pode ser um lembrete pertinente, mas não representa nem uma novidade. Há tempos se sabe que 1) o controle está na mão do usuário, portanto ele faz o que achar melhor. 2) a Web não é linear, logo não tem começo, meio e fim, nem é como um romance que se for lido fora da sequência perde seu sentido.
É importante lembrar que cada caso é um caso, e uma experiência pode sim ser projetada para ser linear, com algumas aberturas pra não-linearidade (como é o caso de um jogo baseado em multiplots).
Um site bem sucedido é resultado da soma dos interesses do usuário com os interesses do site. Quando for adequado conduzir o usuário por um caminho, que inclua começar por uma home-page ou land-page, porque não fazê-lo?