10 de agosto de 2007

Ache-me, o novo mantra dos negócios

Até aqui as empresas faziam lançamentos dos seus produtos e colocavam os autofalantes da publicidade de massa para divulgá-los . Agora os consumidores tem múltiplas escolhas para as mesmas funcionalidaes ou seja dominam o poder de escolher . É a lógica do "acheme" porque os consumidores passaram a ter controle sobre o que as empresas oferecem. É a nova premissa da mídia digital. O conceito do search. Quem desejar se achado no mundo da web terá de saber quais são as palavras-chave do seu negócio ou como é feita a procura pelos consumidores dos produtos que querem comprar. O target market agora é o produto e não apenas os consumidores. A lógica mudou.

3 comentários:

Luciano Ayres disse...

Olá Aloísio e Manoel,

O blog ficou show de bola. Parabéns pela iniciativa!

Aloisio Sotero / Manoel Fernandes disse...

Caro Luciano.
Contamos com os seus comentarios e divulgacao deste nosso Centro de Engenharia de Conhecimento

Anônimo disse...

Fragmento interessante sobre o assunto...me lembra o próprio conceito do AdWords - após a reformulação do modelo de negócios feita pelo Google - em união aos conceitos de Posicionamento. Mas acima de tudo me remete ao conceito de marketing voltado ao cliente e não mais ao produto, como era comum antes da década de 1980. As múltiplas escolhas de produtos "commoditizaram" diversas categorias, dificultando até mesmo a definição de missão e visão de algumas empresas, especialmente aquelas ligadas à indústria de bens de consumo. Os consumidores mudam a lógica do mercado através dos mecanismos de busca, tornando as empresas mais competitivas e agressivas, mas também criando novos empregos por meio das e-inovações dos empreendedores da era digital. Não basta mais ter "O" produto, é preciso saber associá-lo na mente do cliente ao posicionamento desejado e criar caminhos para ser FACILMENTE encontrado.
Excelente blog, visitarei com frequência!