O pito do Rei da Espanha Juan Carlos no pirotécnico Presidente da Venezuela Hugo Chaves ,dito durante a Cúpula Ibero-americana no último sábado (10), em Santiago do Chile , é um belo exemplo da forca do buzz marketing e dos seus efeitos na reputação e imagem publica das pessoas.
As pessoas expressam as suas opiniões de duas maneiras :pela escolha de palavras e também por fatos que expressam seus sentimentos ou descrevendo acoes . Desde modo controem-se os memes . O que o rei falou virou Memes.
O memes criado pelo Rei agora roda o mundo via blogs,fotologs, videologs e ringtones-ta na Internet e percorre o mundo , movidos pela força da digitalização da informação . Os memes agora conta m com o poderoso meio de cultura para sua propagação - a internet com os seus mais variados veiculos.Em três dias havia mais de 300 vídeos no YouTube: montagens, slides de fotografias, sempre com o «Por que não te calas?» . Os toques de celulares , são já uma nova moda em Espanha com mais de um milhão de downloads.Vibrei com este efeito memes..
O Google ja regsitra mais de 2 milhoes de referencias a expressao do rei , em espanhol e cerca de 1,5 milhao para expressao em portugues. O "por qué no te callas " virou ate dominio registrado em extensoes "es" , net, com, org e info.Toques de celulares , centenas de vídeo, milhares de postes.
«Por que não te calas?» é a frase da moda na Espanha e há até bloggers que comparam a expressão do Rei Juan Carlos ao famoso «Cala à boca, Magda», dita por Caco, o marido Magna no sitcom «Sai de Baixo».
O Jornal OGlobo na edição de hoje (20/11) traz uma chamada de primeira pagina sobre a repercussão da bronca do Rei em Chavez "Bronca do rei em Chavez já rende milhoes". A polemica com Chaves gera ringtones..
20 de novembro de 2007
O Memes do Rei da Espanha
Postador Aloisio Sotero / Manoel Fernandes em 10:32
Palavras-Chave Conteúdos Gerados pelos Consumidores, Jornalismo de Indexacao, Reputação e Imagem Pública
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário