Cria-se um novo espaço para o exercício da democracia participativa: o Lobby na Web . A web permite que lobby possa ser visível, transparente, um canal de comunicação entre a sociedade e o Estado. Antes de ser um consenso a atividade de lobby na web , ja tem provocado acaloradas discussoes nos Estados Unidos com materias no New York Times .
No Brasil vivemos bom exemplo deste no canal de lobby : Esta semana o Jornal O Globo ( 14.09.07 ) destaca na sua primeira pagina o efeito da pressão dos eleitores via web , na votação do pedido de cassação do Senador Renan Calheiros: "Protestos paralisam site e telefones do Senado ;página oficial fica sete horas fora do ar ; Prodasen alega pane técnica , mas funcionários atribuem à enxurrada de mensagens.Entre 10 horas e 17 horas não era possível abrir a página na internet nem enviar mensagens ao senadores. O Lobby também foi exercido via email ou nos sites pessoais dos parlamentares : (i) o Deputado Fernando Gabeira recebeu mais de 1,0 milhão de visitas (ii) O Senador José Agripino recebeu cerca de 7 mil e-mails de eleitores indignados com o resulatdo da votação (iii) O Senador Arthur Virgilio recebeu 1.043 emails sobre o mesmo tema (iv) o autor do Relatório do Conselho de Ética Senador Renato Casagrande recebeu cerca de 5,0 mil emails.Compilei estes dados em matérias publicadas no Globo e Jornal o Dia na Coluna Jan Theofilo. No site do SenadorRenan Calheiros os seus correligionarios expressaram a sua aprovação pelo resultado da votação. Não se pode medir agora os impactos destas veiculações , mas certamente cria-se um novo espaço para o exercício da democracia participativa:WebLobby. Os mecanismos de pressão no Legislativo, Executivo e Judiciario , fazem parte do processo politico na democracia e a web torna-se um novo canal para o exercicio da cidadania- Pressionar é Preciso
15 de setembro de 2007
Lobby na Web : Um Novo Canal de Pressão Política
Postador Aloisio Sotero / Manoel Fernandes em 16:10
Palavras-Chave Conteúdos Gerados pelos Consumidores, Jornalismo de Indexacao, Reputação e Imagem Pública
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
É interessante observarmos os potenciais efeitos políticos dessas redes horizontais de trocas de informações e idéias que crescem com a Internet. Há maior relevância para o tipo de comunicação lateral. O sociólogo Guy Sorman relatou num livro recente como essas redes horizontais influenciaram a "reviravolta conservadora" republicana que culminou com o Reagan e, depois, com o Bush, mesmo quando parte considerável da grande imprensa era liberal. Só recentemente, lembro que uma passeata relativamente grande foi realizada em São Paulo, com organização através do Orkut ("movimento da grande caia").
Marcelo
O seu comentário nos leva a outros insight tais como o poder de moblilizacao social provocacdo pela Redes Sociais na Web , tanto para as açoes de civilidade e cidadania , como para iniciativas negativas. A Internet não melhora o caráter das pessoas , nem para bem nem para mal , apenas ela pode amplificar estes traços . Os limites estão pois nos valores e etica das pessoas. Valeu
Postar um comentário