10 de fevereiro de 2008

Pesquisa com executivos de marketing aponta tendências para 2008

Pesquisa com 1700 altos executivos de marketing mostra perfil das estratégias para o próximo ano.

A Andersen Analytics divulgou os resultados de uma pesquisa que conduziu junto a executivos de marketing para saber quais serão as principais tendências de marketing para 2008. A pesquisa foi feita em parceria com a Marketing Executives Networking Group, uma associação que conta com 1700 executivos que ocupam altos cargos nas áreas de marketing das maiores empresas dos Estados Unidos.

Segundo a pesquisa, investimentos em marketing na web e em iniciativas ambientais estarão ocupando pontos privilegiados nas agendas e orçamentos de marketing no próximo ano; além disso, os fundamentos do marketing, segundo os entrevistados, serão mais importantes do que nunca, a fim de que possam ajudar os executivos a compreender as fortes mudanças pelas quais o mercado está passando.

A pesquisa procurou identificar, além das tendências de marketing, saber quais são as áreas onde estão as melhores oportunidades de negócio e também mostrou quais são os livros que têm inspirado os executivos de marketing na busca de novas estratégias e idéias.

Conceitos de marketing: A pesquisa procurou saber quais os conceitos de marketing que serão mais importantes em 2008. Para 60% dos entrevistados, os fundamentos do marketing serão "muito importantes" para compreender o mercado. Este termo inclui conceitos específicos como satisfação do consumidor, retenção de consumidores, segmentação, lealdade à marca e retorno de investimento.
As técnicas de otimização de buscas também estão muito bem cotadas, já que foram citadas por 42% dos entrevistados como estratégia importante para 2008. O termo "green marketing", que pode ser traduzido, a grosso modo, como "iniciativas ambientais", foi considerado por 32% dos pesquisados como um conceito que aumentará sua relevância no ano que vem - sendo reconhecido também como uma "palavra chave" bastante importante na estratégia das empresas.

Perfis de consumidor: Para os executivos de marketing ouvidos, o target principal de suas estratégias deve continuar sendo os chamados "baby boomers" (os nascidos entre 1946 e 1964); 88% dos entrevistados consideram esta faixa etária como a mais relevante para suas estratégias. Entretanto, outros targets, como a chamada "Geração X" (nascidos entre 1965 e 1980, indicados por 86% dos entrevistados), os Hispânicos (86%), Mulheres (85%) e a "Geração Y" (nascidos entre 1981 e 1995, com 84% das citações) já começam a rivalizar com os baby boomers como os focos principais da atenção dos executivos.

Questões Globais: A China permance como a região onde estão as melhores oportunidades de investimentos, com 52% das citações, enquanto a India fica em segundo lugar, com 20%. Também foram mencionados com um certo destaque Europa Ocidental, Europa Oriental, América Latina, Brasil, Rússia e México, como localidades onde podem haver investimentos atraentes para o marketing das grandes empresas.
No entanto, 77% dos executivos acreditam que a maioria das estratégias de marketing devem ser decididas nas próprias matrizes ou escritórios centrais das companhias; 75% dos executivos mais velhos acreditam que nenhuma atividade estratégica de marketing deva ser feita fora da matriz.

Fontes de informação: Um dado coletado pela pesquisa revela que executivos de marketing altamente qualificados gostam de obter insights através de livros. Entre os livros recentes mais citados na pesquisa estão: "O Mundo é Plano", de Thomas Friedmann, "Empresas Feitas para Vencer", de Jim Collins e "Blink", de Malcolm Gladwell. Quando perguntados sobre seus livros favoritos de todos os tempos, três entre cinco executivos ouvidos apontam, sem hesitar: "Empresas Feitas para Vencer", "Posicionamento", de Al Ries e Jack Trout e "Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes", de Stephen Covey.

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